Série Portas Especiais: Porta com isolamento acústico

Site-02

Confira o primeiro conteúdo da série que traz orientações para a especificação de portas especiais.

Nem sempre arquitetos e engenheiros estão habituados com a especificação de portas com requisitos de desempenho adicionais. A norma ABNT NBR 15930 – Portas de Madeira para Edificações – Parte 3: Requisitos de desempenho adicionais, apresenta os requisitos de desempenho que devem ser observados pelos fabricantes e especificadores para que o futuro uso da obra seja adequado considerando a funcionalidade, uso, tráfego e ambiente de instalação da porta.

A partir deste mês, apresentaremos uma série especial sobre as portas com desempenho adicional, apresentando os requisitos que devem ser atendidos baseado na ocupação e uso da porta. 

Confira as orientações relacionadas às portas com isolamento acústico.

PIA (Porta com Isolamento Acústico) 

Em um ambiente onde a privacidade é premissa ou o nível de ruído interno ou externo é elevado a indicação é o uso de portas com isolamento acústico aliadas aos demais elementos do sistema construtivo para atenuação do ruído. Portanto, ambientes empresariais, estúdios de gravação e, é claro, as residências entram neste grupo. 

A parte 3 da norma de portas de madeira traz orientações em relação ao nível de desempenho, ocupação e uso que as portas deverão ter. Confira abaixo:

Serie portas especiais scaled

No momento da escolha da porta, é importante observar se o produto atende aos requisitos da norma técnica quanto ao índice de redução sonora ponderado (Rw). Esse parâmetro representa o quanto da energia sonora incidente é reduzida pelo material de um ambiente para o outro, ou seja, quanto maior o valor do Rw, maior a propriedade de atenuação do ruído. 

Na hora da compra: Atualmente, já existem diversos modelos de portas de madeira com isolamento acústico certificados pela ABNT. As empresas do PSQ-PME (Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações), disponibilizam este produto ao mercado. Para buscar um produto que atenda o índice de redução sonora necessário, acesse o site do PSQ-PME e confira as classes de desempenho dos produtos de acordo com a norma. 

O produto: A classe de desempenho acústico da porta e o valor obtido de forma numérica devem constar em uma etiqueta no produto ou no contrato, pedido, catálogos, projetos ou certificado.

Na instalação: As portas devem reproduzir fielmente o projeto do corpo de prova e a forma de instalação ensaiada em laboratório, as especificações e as características construtivas 

das portas, com especial atenção à interface com o vão a ser instalado e com os respectivos materiais usados para vedação, a fim de assegurar o desempenho acústico da porta obtido em laboratório.

Dica: Para locais de ruídos atípicos, especialmente quando for necessária uma redução sonora acima de 40 dB, solicite assessoria técnica especializada para determinação de projeto e respectivo produto adequado para o ambiente. 
Atenção: As orientações aqui apresentadas não substituem o conteúdo da norma ABNT NBR 15930 – Portas de Madeira para Edificações – Parte 3: Requisitos de desempenho adicionais. O conteúdo completo da norma pode ser acessado no botão abaixo:

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita