A ABNT NBR 15930-2, norma de desempenho da porta de madeira, estabelece o dimensionamento e as tolerâncias para o kits e seus respectivos vãos, os padrões dimensionais das folhas, marcos e alizares de madeira, bem com as ferragens, como dobradiças e fechaduras.

A padronização é importante para o mercado, pois possibilita ao comprador a escolha de produtos de diferentes marcas com as dimensões específicas. Além disso, é uma informação útil para o projetista, pois o projeto é realizado considerando a dimensão padrão, possibilitando o uso de diferentes tipos e fornecedores do produto.

Para o fabricante de portas, é essencial para a produção em série da porta, possibilitando a diminuição do custo, otimizando a produção e a qualidade do produto.  Já o usuário final é beneficiado pela padronização quando precisa de peças de reposição, que podem ser encontradas no comércio dentro das dimensões especificadas pela norma.

Confira a seguir os padrões de dimensões com tolerâncias para o kit porta. Nos próximos informativos será a vez de conhecer as medidas para folha, marco, alizares e ferragens e os vãos da porta.

Kit porta

Fonte: Guia orientativo PSQ-PME

VOLTAR