Portas de madeira e suas multifacetas

Eucaplac-nogal-mel-scaled

As técnicas de produção e diferentes tipos de acabamento das portas de madeira evoluíram, resultando em produções arquitetônicas capazes de inspirar o mercado construtivo e os consumidores

Entre as décadas de 1950 e 1970, o Brasil viveu um intenso movimento cultural, que, além de marcante, possibilitou um legado notável no mundo das artes plásticas e no setor moveleiro, especialmente no que tange ao mercado de design assinado. Foi o período do concretismo e o neoconcretismo, movimentos que surgiram revelando novas formas de pensar e habitar em nosso país.

Quando recordamos os grandes nomes da arquitetura daquela época e que, por sinal, são reconhecidos até hoje no mundo todo, alguns profissionais ganham destaque, como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Oswaldo Bratke e Lina Bo Bardi. Foram novos traços, olhares e influências que, transformadas por suas mentes incomparáveis, tornaram-se indissolúveis. Naquele período, as portas de madeira maciça estavam presentes nas grandes obras e construções mais requintadas. Muitas vezes, tinham seus formatos arredondados e, sem dúvida, atravessam gerações, acompanhando a durabilidade das construções. No entanto, algumas décadas se passaram e surgiram demandas advindas do aumento populacional. Com isso, novas propostas arquitetônicas. Somadas à migração massiva da população das áreas rurais para as urbanas, e consequentemente, o aumento do número de arranha-céus e outras edificações, as portas também passaram por muitas mudanças. De acordo com esse novo perfil do mercado brasileiro, as fábricas de portas deram início às suas novas linhas de produção.

Logo, com o despertar dos novos padrões construtivos focados na qualidade, a cadeia produtiva buscou adequar-se às exigências, incluindo a padronização das portas de madeira, e o diferencial estabeleceu-se por conta da qualidade e design aplicados, agregando novos tipos de acabamentos.

É fato que muitas frentes e tendências surgem periodicamente, permeando o design e a arquitetura, porém, entre eles, existe um preceito que sempre está em voga: a sustentabilidade. Sem dúvida, esse é um dos grandes trunfos das construtoras e varejistas da atualidade, que com as fábricas de portas de madeira, conseguem oferecer um diferencial incontestável. Invariavelmente, essas indústrias colaboram com uma gama

de produtos de alto desempenho e qualidade, especialmente por atender à norma técnica, e o PSQ-PME atua como fomentador, colaborando para a máxima qualificação do setor.

Hoje, a evolução das portas e as novas frentes do mundo décor, do design e da arquitetura ajudam a escrever uma nova história por meio desse elemento construtivo, nos quais se destacam dois grandes nomes: Jóia Bergamo e Léo Shehtman.

AS PORTAS ATEMPORAIS DE JÓIA BERGAMO

Jóia bergamo alta
Jóia Bérgamo

Pela primeira vez na história do design do Brasil, uma mulher desenvolve uma linha de portas de madeira. Com experiência de aproximadamente três décadas no mundo do design e da arquitetura, Jóia Bérgamo compôs sua linha com design e requinte aplicados para atender à demanda de um público que procura cada vez mais por itens de decoração modernos e exclusivos. “Gosto muito de fazer projetos atemporais e, no caso das portas, é um produto que não se troca com a mesma frequência que se troca um tecido de sofá, por exemplo. Além disso,  durabilidade da porta é muito maior e, por esse motivo, ela deve ser clean, sem comprometer o restante da decoração”, explica a designer.

Com estilo moderno, Jóia criou duas linhas com 11 modelos: Diamante, com seis versões; e Contemporânea, com outras cinco opções, as quais são ideais para projetos residenciais e corporativos, tornando-os ainda mais elegantes.

LÉO SHEHTMAN E A REINVENÇÃO PERMANENTE DAS PORTAS

Leo shetman
Léo Shehtman

Seus projetos mantêm uma assinatura visual bastante consistente, que se destaca pela originalidade, em uma espécie de sobriedade e descontração chique, com mobiliários híbridos e com aparente paixão por belas portas, desafiando o estereótipo do “branco-padrão”. Léo Shehtman traz, sempre que possível nos ambientes que projeta, a porta como elemento-chave: como são modernas, preenchem as paredes, quase sempre padronizadas, atingindo uma reinvenção permanente por meio do design aplicado de suas próprias criações.

Bem como no passado, as portas, em especial as de madeira, retomaram sua posição de destaque em projetos de arquitetura e design de interiores no mundo todo. Prova disso são os incontestáveis projetos corporativos e residenciais que as incorporam como elemento de integração entre a paisagem de ambientes e como elementos decorativos, apresentando cores, acabamentos e padronagens de alta qualidade. Hoje, as portas acrescentam beleza aos ambientes e são objetos indispensáveis para o bom funcionamento e segurança dos imóveis, inclusive em registrar memórias afetivas de lar, conforto e estabilidade. É, de fato, um novo olhar para o produto, um novo movimento cultural em andamento.

Matéria originalmente publicada na Revista Portas de Madeira – edição IV 2021
Foto home: Eucatex

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita