Número de lançamentos de imóveis novos cresce no país

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Um total de 11.340 imóveis novos foi lançado no país em novembro de 2019 pelas empresas da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). O número representa aumento de 49,6% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado do ano até novembro de 2019, foram lançadas 92.558 unidades – 10,7% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.

Em novembro, aquelas incorporadoras comercializaram 11.357 imóveis novos, um aumento de 0,8% em relação às vendas de novembro de 2018. No acumulado de 2019 até novembro, foram vendidas 103.408 unidades – queda de 1,1% em relação ao mesmo período de 2018.

Na comparação dos 12 meses encerrados em novembro com o mesmo período anterior, registraram-se 109.323 lançamentos (+12,3%) e 113.950 vendas (-1,7%).

Queda nos distratos

A Abrainc ressalva que, a despeito da ligeira queda no volume comercializado no acumulado do ano, que as vendas líquidas de imóveis novos – excluídas as unidades distratadas – cresceram 9,4%, no acumulado de 2019 (em comparação com mesmo período de 2018).

Este resultado reflete a queda expressiva de 33,5% no volume de distratos no balanço parcial de 2019. Também demonstra a redução observada na razão distratos/vendas – a média desse indicador até novembro de 2019 (16,5%) mantinha-se em patamar inferior à média calculada para o mesmo período de 2018 (24,6%).

Minha Casa

As unidades das faixas 2 e 3 comercializadas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) corresponderam a 78,8% dos lançamentos e 69,8% das vendas realizadas nos últimos 12 meses encerrados em novembro de 2019.

O número de lançamentos residenciais no MCMV nesse período foi 20,2% superior ao do período precedente. As vendas desse segmento recuaram 2,4%, mas as vendas líquidas cresceram 3,1%.

Médio e Alto Padrão

Os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) foram responsáveis por 21,2% das unidades lançadas e 30,2% das unidades comercializadas no período.

Os lançamentos do segmento MAP recuaram 1,6% em relação ao período precedente. Já as vendas cresceram 1,6% e as vendas líquidas, 20,6%.

Fonte: SindusconSP
Foto: Abrainc

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