Parte quatro da norma técnica ABNT NBR 15930-4 deve entrar em consulta nacional nos próximos meses

O segmento de portas de madeira para edificações espera com entusiasmo a consulta nacional e consequentemente publicação da parte quatro da norma, que tem como foco a orientação em relação a instalação e manutenção do produto.“A Comissão de Estudos de Portas de Madeira (CE-12), no âmbito do Comitê Brasileiro de Madeira, o CB-31 da ABNT, trabalhou intensamente em 2021 e 2022 na elaboração e consolidação do Projeto da ABNT NBR 15930-4. A previsão é que no mês de julho deste ano, entre em Consulta Nacional o projeto de norma, para análise e contribuições das partes interessadas”, contou Neiton José Caetano, coordenador da Comissão de Estudos de Portas de Madeira da ABNT.

A parte quatro da ABNT NBR 15930 especificará os requisitos de instalação e manutenção para que seja assegurado o desempenho mínimo requerido das portas de madeira para edificações, estabelecendo as atribuições recomendadas para fabricantes, instaladores, construtores, usuários e contratantes. Segundo o coordenador da CE-12, a parte quatro da norma buscou desenvolver um projeto acessível e palpável aos usuários.

No texto, os usuários da norma poderão encontrar o detalhamento sobre as condições para contratação das empresas fabricantes de portas, conteúdo que deverá fazer parte dos manuais de instrução produzidos pelas empresas até a forma de transporte, armazenamento, instalação, acabamento, limpeza, uso, manutenção e garantia. 

“O texto é didático e claro, protegendo ainda mais o consumidor. Temos a certeza, de que a norma propiciará uma grande mudança de cultura para todos os envolvidos”, concluiu Neiton José Caetano.

VOLTAR