As ferragens, como dobradiças e fechaduras, que são empregadas na fabricação das portas, devem apresentar compatibilidade para que sejam evitadas reações que provoquem deterioração da porta ou componente e, consequentemente, redução de desempenho ou vida útil. 

A correta escolha das ferragens é essencial, além de observar se o fabricante de ferragem atende as normas específicas do seus produtos, como a ABNT NBR 7178 para as dobradiças e ABNT NBR 14913 para as fechaduras, ele deve identificar se ela é adequada ao produto que será instalada. “No caso das portas de madeira, as ferragens além de atender as normas técnicas devem respeitar as classificações de segurança, tráfego e resistência à corrosão. Mas não é só isso, devem ser consideradas as dimensões mínimas estabelecidas na norma de portas de madeira”, destacou a gerente técnica da Abimci, Dayane Potulski. 

Para exemplificar, uma pneu de um veículo utilitário não é adequado para uma caminhonete. No caso das portas, a mesma lógica se aplica, ou seja, uma dobradiça de um móvel não é adequada para uma porta, vista a sua dimensão, peso e usabilidade.   

As diferenças não param por aí, para os padrões dimensionais de porta – leve, médio, pesado e superpesado – outras especificidades devem ser levadas em consideração, como espessura da folha, que determina as dimensões das dobradiças (comprimento, largura e espessura) e parafusos a serem utilizados; e a altura da folha da porta, que determina a quantidade de dobradiças necessárias.

Confira na tabela abaixo, os requisitos:

Mas por que as ferragens são tão importantes?

Porque as portas dependem diretamente das ferragens. Ou seja, elas devem contribuir para que a porta cumpra o seu desempenho e durabilidade quando submetida às ações repetidas de abertura e fechamento. “Com o passar do tempo, uma dobradiça subdimensionada trará danos à porta instalada por conta do peso da folha e as sobrecargas de utilização previstas”, exemplificou a gerente técnica da Abimci.    

Para saber mais sobre as especificações de portas e as ferragens acesse: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?Q=eHptdG41TkVybFAyYnJGNkhpZ3NoYjJsNjlZL0d6L2NubmpJRURzWE0xQT0= 

VOLTAR