Despertar a consciência sobre ética e compliance e instrumentalizar as entidades e empresas da construção civil e do mercado imobiliário, com o intuito de garantir a sustentabilidade dos negócios e proteger e melhorar a imagem do setor frente a sociedade, são pilares de atuação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desde 2015, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

“Ética e Compliance são disciplinas e competências que evoluíram de boas práticas para se tornarem atributos fundamentais para as organizações da construção enfrentarem cenários competitivos dentro da conformidade legal e das regulamentações do mercado”, frisa o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

A iniciativa mais recente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC foi a concretização da primeira turma do curso EAD sobre “Ética & Compliance na Construção: transformando valores em ação”, que contou com 270 inscritos e foi realizada de outubro a dezembro do ano passado.

A capacitação, totalmente online e gratuita, apresentou os aspectos importantes sobre o comportamento ético no mercado de trabalho e os instrumentos necessários para inserir o Programa de Integridade no organograma da empresa.

“A implantação efetiva da prática de ética e de compliance na construção auxilia no fortalecimento da confiança da construtora no mercado, tornando-a, de um lado, uma organização que traz mais segurança aos seus clientes e, de outro, uma empresa mais competitiva no mercado”, ressalta a vice-presidente da área de Responsabilidade Social da entidade, Ana Cláudia Gomes.

Outra importante iniciativa que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos é o Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz. Entre 2016 e 2019 o evento reuniu cerca de 1500 representantes de empresas, sindicatos e de entidades do setor da construção, do governo e da sociedade civil, em 23 cidades do país.

Além disso, nos últimos quatro anos, a entidade também ampliou sua participação em grupos de trabalho como:

Cronologia das iniciativas de ética e compliance do setor

2015

2016

2017

2018

2019

Fonte: CBIC

VOLTAR