Após sete anos de publicação da ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho, três, das seis partes da norma entraram em consulta nacional na terça-feira (17/11). Os interessados têm até o próximo dia 16 de dezembro para participarem.

Com o entendimento de que não é o momento de uma ampla revisão da norma, foi iniciado o processo de atualização e ajuste dos textos, discutidos na Comissão de Desempenho de Edificações (CE-002:136.001). As três Emendas revisam parte do conteúdo, referente ao Desempenho Térmico, sendo mantido o restante inalterado:

As principais entidades do setor se mobilizaram e estruturaram workshops com o intuito de discutir previamente e tornar mais fluido e amplo os debates na Comissão. Um ponto de consenso é que não é o momento de ampliação e aumento de critérios de desempenho.

Estruturadas a partir de análises e observações relevantes a respeito do Desempenho Térmico, as partes 1, 4 e 5 tiveram importantes atualizações das quais a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) destaca:

A Comat/CBIC, por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), divulgou e participou das reuniões de discussão dos textos propostos para as Emendas.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Fonte: CBIC
Crédito foto: Photo by Sarah Pflug from Burst 

VOLTAR