O ano de 2021 foi marcado por um importante avanço técnico do PSQ-PME (Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações) com revisão do Código de Práticas de Engenharia para Habitação da Caixa Econômica Federal, publicação da norma técnica de portas e a estabilidade da construção civil. 

Em junho deste ano, a Caixa Econômica Federal revisou seu Código de Práticas de Engenharia para Habitação, adicionando ao documento a exigência de atendimento às normas técnicas aplicáveis a todos os sistemas e materiais empregados nas obras financiadas pelo banco, incluindo as portas de madeira.

Os avanços técnicos também foram observados no trabalho realizado pela Comissão de Estudos da ABNT, que publicou a parte 3 da norma técnica ABNT NBR 15930 – Portas de madeira para edificações – Requisitos de desempenho adicionais, e finalizou as discussões da parte 4, que trata sobre instalação e manutenção. “Este ano foi um importante momento para a CE 12, com a publicação da norma, que é uma relevante ferramenta para padronizar versões de portas que os consumidores tanto necessitam, a exemplo da porta PCD, com claras e objetivas prescrições de modo a assegurar conforto, segurança e acessibilidade aos usuários nos mais variados tipos de edificações. A CE 12 também aprovou um cronograma ousado, para o estudo, elaboração e finalização do projeto da tão esperada NBR 15930:4 – Instalação e Manutenção, que se encontra na fase de editoração para consulta nacional. A norma busca atender um padrão que supre inúmeras dificuldades que o mercado consumidor enfrenta no seu dia a dia”, avaliou Neiton José Caetano, coordenador da Comissão de Estudos de Portas de Madeira da ABNT.

As atividades programadas não pararam por aí. Foram realizados três webinars, exclusivos para as empresas participantes do PSQ-PME com os temas: Desenvolvimento de produto com base na NBR 15930; Os requisitos do Procedimento Específico de Certificação da ABNT (PE 418), que define as regras para certificação de portas de madeira; Panorama da parte 3 da norma de portas: requisitos de desempenho adicionais. Para 2022, já estão programadas quatro edições com temas que proporcionam apoio técnico e comercial aos fabricantes de portas de madeira.

Além de todo o trabalho técnico e  institucional, o Programa deu sequência às ações de comunicação, como o lançamento do vídeo com o tema Sustentabilidade, além do Informativo Digital Portas de Madeira, enviado mensalmente para um público específico. O próximo ano contará com a publicação de nova edição da Revista Portas de Madeira, a atualização do guia orientativo do PSQ-PME com informações sobre as partes 3 e 4 da norma, assim que a parte 4 da norma for publicada.

Para fechar o ano, foi lançado o 5ª Encapp (Encontro da Cadeia Produtiva da Porta). O evento realizado e promovido pelo PSQ-PME acontecerá em 2022 junto à Lignum Latin America, na Semana Internacional da Madeira. “O Encapp ganhará mais visibilidade e número de visitantes, com isso a possibilidade de geração de negócios também será maior. Além disso, poderemos apresentar com mais abrangência as empresas participantes do PSQ-PME”, justifica o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.   

VOLTAR