O processo de normalização consiste em uma atividade que estabelece a elaboração e implementação das Normas técnicas.
Norma é o documento que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.
Para a criação de uma norma técnica dentro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), organismo reconhecido, é preciso cumprir uma série de passos a partir de uma demanda apresentada pela sociedade, empresa, entidade ou organismo regulamentador.
No caso das normas para portas de madeira, todo o trabalho conta com a participação da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), que é a entidade gestora nacional do Comitê Brasileiro de Madeira (CB-31) da ABNT. Esse órgão é formado por Comissões de Estudo (CE), responsáveis por desenvolver e revisar as Normas Brasileiras. As CEs são formadas por representantes de produtores, consumidores, universidades, institutos de pesquisas e outras partes interessadas.
A publicação de uma norma técnica é um importante progresso para toda a cadeia do produto avaliado.
A NBR 15930 – Portas de madeira para edificações, desenvolvida através do Comitê Brasileiro da madeira ABNT/CB-31, pela Comissão de Estudos de portas de madeira CE-12, foi publicada em 2011.
Atualmente, a parte 2 da norma NBR 15930, que trata de requisitos, está sendo revisada. O trabalho foi retomado pela Comissão de Estudos com o intuito de fazer as adequações à norma de desempenho da construção civil (NBR 15575), publicada em 2013.
Paralelo à revisão da parte 2, a Comissão de Estudos trabalha na continuação da elaboração dos textos-bases das partes que dizem respeito aos requisitos de desempenho adicionais como isolamentos acústico, térmico e às radiações, resistência ao fogo, segurança anti-intrusão, acessibilidade e saída de emergência; e à instalação e manutenção.