Programa de Certificação

O que é?

Consiste em um selo, concedido por um órgão certificador, que indica que a empresa cumpre os requisitos de uma determina norma técnica. Para portas de madeira, a ABNT Certificadora é o órgão que concede a certificação de acordo com a norma técnica ABNT NBR 15930-2 – Portas de Madeira para Edificações. O processo de certificação de produtos consiste em auditoria do sistema de gestão da qualidade na empresa e realização de ensaios conforme a norma. Cumpridas essas etapas, a empresa recebe a certificação e passa a usar a marca de conformidade ABNT em seus produtos. A certificação garante que a produção é controlada e que os produtos atendem continuamente as normas técnicas.

Como obter?

Para obter a certificação é necessária a aprovação na auditoria do sistema de gestão e nos ensaios realizados. Por meio do PSQ-PME, a Abimci possui um acordo de cooperação técnica com a ABNT Certificadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). A equipe da Abimci oferece todo suporte técnico, orientação e realiza visitas prévias às auditorias, auxiliando as empresas no processo de obtenção da certificação.

O processo de certificação inclui auditorias, durante as quais serão avaliados os controles de documentos e de registros, a realização de treinamentos para garantir a qualidade do produto, a forma como são abordadas as reclamações dos clientes tendo como base a Lei 8.078 (Código de Defesa do Consumidor), se há controle de recebimento de matéria-prima e insumos, calibração de equipamentos para monitoramento, produção e rastreabilidade do produto.

Para manutenção da certificação, a empresa precisa realizar auditorias e coletas periódicas obrigatórias.

Quem certifica?

O certificado é emitido pela ABNT certificadora, responsável pela auditoria do sistema de gestão da qualidade das empresas e avaliação dos relatórios de ensaios realizados.

Por que é importante certificar um produto?

A certificação atesta ao mercado que a empresa monitora todo o processo produtivo, o que garante ao mercado produtos com qualidade e dentro dos requisitos técnicos das normas vigentes. A norma protege a indústria, mas principalmente o usuário, porque através dela é possível cercar e controlar todos os riscos possíveis inerentes ao processo.

Uma empresa que trabalha dentro dos padrões exigidos leva uma vantagem competitiva em relação às empresas que não atende os requisitos mínimos. Cada vez mais, os processos de concorrências/licitatórios estão exigindo a certificação de processo de produtos. É a garantia do cliente que o produto está em conformidade.

A credibilidade dada à marca aumenta quando a empresa possui produtos certificados, isso mostra a preocupação com o usuário final no uso de seus produtos.

Além da busca em atender aos requisitos do consumidor final, a certificação melhora ainda o processo produtivo. Uma empresa certificada consegue reduzir suas perdas de processo, evitar os retrabalhos na fabricação, as devoluções de produto por falta do atendimento aos requisitos, aumentando, consequentemente, sua produtividade. E assim, garante um produto final com desempenho esperado e com menos custos e desperdícios.